CVM é coordenadora nacional e preside Comitê responsável pela campanha

Entre 1 e 7/10/2018, será realizada a segunda edição da Semana Mundial do Investidor (WIW – World Investor Week), projeto da Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO).

A Semana faz parte da agenda de projetos coordenado pelo Comitê 8 da IOSCO (Retail Investors – Investidores de Varejo), atualmente presidido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), com o objetivo de promover a consciência sobre a importância da educação financeira e da proteção ao investidor, disseminando mensagens de orientação e proporcionando novas oportunidades educacionais em todo o globo.

Em sua primeira edição, em 2017, o evento reuniu mais de 80 jurisdições e teve o apoio de diversos fóruns e organismos internacionais, como o G20, a OECD, o Banco Mundial, o BID. Segundo José Alexandre Vasco, superintendente de proteção e orientação aos investidores (SOI) da CVM, Autarquia teve forte presença no ano passado, não apenas promovendo diversos eventos no país, mas liderando, junto com a CVM norte-americana, o grupo de trabalho que coordenou a campanha global, em nome da IOSCO.

“A ideia de uma semana mundial do investidor foi proposta pela CVM ao assumir a presidência do Comitê 8 da IOSCO, em 2016, em uma aliança mundial de reguladores pela educação financeira. Ultrapassando as expectativas iniciais de adesão e alcance, a WIW alcançou mais de 100 milhões de pessoas em 83 jurisdições. Em parceria com o Financial Planning Standard Board (FPSB), foi promovido o primeiro dia mundial do planejamento financeiro (World Financial Planning Day), que reuniu planejadores financeiros certificados no Brasil e em todo o mundo. Com apoio de parceiros locais, como a B3, a ANBIMA e a Planejar, a CVM organizou 79 eventos, alcançando quase 30 mil pessoas, com ações online e presenciais, em 17 cidades. Neste ano, buscaremos ampliar as iniciativas e os parceiros locais, a fim de alcançar um número maior de brasileiros”, comentou Vasco.

A agenda completa do evento pode ser encontrada aqui, onde se encontra o link para o inscrições .

Vale a pena conferir as palestras relacionadas às Ciências Comportamentais destacadas  a seguir :

 

Visite o site da WIW(link para site externo) e conheça as autoridades participantes, as organizações internacionais apoiadoras e mais informações. Para mais informações, acesse o relatório completo da WIW 2017 (link para site externo).

7 thoughts on “World Investor Week terá segunda edição em outubro

  1. Parece super interessante, espero que eles façam de novo para poder participar desde que eu estou começando o meu negócio e eu acho que essas atividades e palestras seriam muito úteis.

    1. Prezado José,
      A próxima edição da Semana Mundial do Investidor acontecerá em 2019, provavelmente no mesmo mês de outubro, como em 2018. Fique atento ao blog e suas correspondências que nós avisaremos a nossos assinantes.

      Atenciosamente,
      Carlos
      CVM/SOI /CECOP

  2. Eu participei do World Investor Week e gostei muito da palestra do Dra. Vera Rita de Mello Ferreira. Esclareceu muitas dúvidas que eu tinha e também falou sobre os erros dos investidores, alguns deles eu cometia. A palestra foi show, parabéns aos organizadores.

  3. Olá! Excelente o conteúdo de vocês. Acredito que podemos mudar a cultura de investimentos do Brasil. Mas, para isso, são necessárias várias investidas educacionais que pratiquem o “deseconomês” e criem relacionamento eficaz com as pessoas.

    1. Olá, Eduardo. Aqui na CVM temos trabalhado ativamente com o intuito de levar educação financeira para todo o Brasil e mudar a cultura de investimentos atual.
      Obrigada pelo seu comentário.

  4. Agradeço pelo envio da noticia sobre o evento.
    gostaria de participar farei o possivel

    atenciosamente
    Maria da Graça Moreira Borges

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *