Entre os dias 14 e 20 de maio será realizada a 5ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF),  uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para promover ações de educação financeira no país.

A Comissão de Valores Mobiliários promoverá durante a Semana, entre outras ações, a palestra  que marcará o lançamento do projeto-piloto “Precisamos falar sobre dinheiro”.

O produto baseia-se no envio de mensagens pela ferramenta WhatsApp, na forma escrita e oral (gravação), buscando levar a educação financeira de forma lúdica e didática para a população-alvo. Consiste em intervenção de natureza educacional com a aplicação de “insights” comportamentais, tendo como objetivo conscientizar, estimular e apoiar o desenvolvimento de poupança e a promoção do bem-estar financeiro de mulheres chefes de famílias de renda intermediária, incluindo moradoras de comunidades urbanas. O evento ocorrerá no do dia 14/05 às 15h, na sede da CVM no Rio.

Também nesta semana,  haverá a palestra “Os estudos sociais das finanças” que será apresentada pelo Grupo de Estudos de Antropologia das Finanças (GEAF) no Rio de Janeiro, no dia 17/05 às 15h, e em São Paulo, no dia 15/05 no mesmo horário.
Na ocasião, ocorrerá a abertura das inscrições para participar da 2ª turma do Grupo de Estudos de Antropologia das Finanças (GEAF), organizado pelo Centro Educacional CVM-OCDE de Letramento Financeiro para América Latina e Caribe em parceria com o Núcleo de Pesquisas em Cultura e Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NuCEC-UFRJ). Neste ano haverá turmas para o Rio e São Paulo.

O GEAF é uma iniciativa promovida no âmbito do Núcleo de Estudos Comportamentais da CVM (NEC-CVM), cujos objetivos incluem a imersão em diferentes campos das ciências comportamentais.

Nos encontros serão discutidos os temas relacionados à Educação Financeira e Regulação de Mercado a partir dos aportes levantados pelos participantes.

As reuniões do GEAF se caracterizam como um espaço de discussão horizontal em que todos os participantes são estimulados a apresentar seus pontos de vista sobre a compreensão dos fenômenos em termos históricos e comparativos e a aproximação com contextos nacionais. Espera-se que as reflexões do GEAF resultem em indicativos de estudos e pesquisas futuras, além de “insights” para políticas públicas relacionadas à Educação Financeira e à Regulação do Mercado de Capitais, bem como no desenvolvimento profissional dos integrantes.

É necessário que o participante possua disponibilidade para os encontros de duas horas de duração, que ocorrerão em periodicidade mensal em duas turmas, sendo uma no Rio de Janeiro e a outra em São Paulo. Cada sessão discutirá capítulos de livros ou artigos indicados escritos nos idiomas inglês ou português. É solicitado também que os participantes adquiram as obras indicadas e se comprometam com a leitura dos trechos designados.

A inscrição no GEAF pode ser solicitada, em breve, por aqui.  As reuniões terão início em julho de 2018.

Para aqueles que não puderem participar do grupo, o blog informará os títulos dos livros ou artigos discutidos.

3 thoughts on “Vem aí a semana ENEF! Confira as novidades

    1. Oi Nilma, obrigado pelo interesse! no momento, infelizmente , o produto ainda está em fase de testes, com um grupo restrito de participantes, como forma de controlar o experimento e avaliar sua efetividade. uma vez concluída a fase de testes e avaliações, nossa meta é que essa iniciativa de fato se torne uma política pública, com o material sendo amplamente divulgado e distribuído gratuitamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *