Termos de Uso

Nesta página serão oferecidos conteúdos de natureza educacional com a finalidade principal de fornecer informações sobre estudos e pesquisas no âmbito das finanças comportamentais e áreas afins, bem como sobre o resultados das pesquisas e projetos da CVM e de seus parceiros.

Nesse sentido, o leitor poderá encontrar informações sobre:

  • Teorias e conceitos das Ciências Comportamentais, da Psicologia Econômica, das Finanças Comportamentais, da Neuroeconomia e de outras áreas afins;
  • Políticas públicas e iniciativas na área de educação financeira e comportamento do investidor;
  • Resultados de projetos e pesquisas da CVM, de outros reguladores e de entidades que atuem nas áreas de finanças comportamentais ou cujo assunto tenha relação com os temas tratados no blog;
  • Entrevistas com estudiosos do comportamento financeiro; e
  • Eventos nacionais e internacionais cujos temas tratem da relação entre comportamento e finanças.

Referências à experiência internacional, incluindo estudos e pesquisas sobre a matéria, também poderão ser divulgados. No entanto, a existência de referências ou links para iniciativas e conteúdos externos à CVM não deve ser considerada necessariamente como endosso, apoio ou aprovação a qualquer organização, autor ou iniciativa.

Os conteúdos disponíveis nesta e em outras páginas de natureza educacional da CVM devem ser considerados unicamente como fonte de informação e orientação do usuário e não substituem as normas, decisões e outras manifestações formais da CVM ou de qualquer dos seus componentes organizacionais.

A presente página poderá ser descontinuada a qualquer momento, por decisão da CVM, quando então os conteúdos nela inseridos deixarão de estar disponíveis.

Comunicamos que a CVM não tem nenhum controle sobre a falta do serviço, sua eventual inatividade ou descontinuidade.

Informação Geral

A) Política quanto a Comentários:
A fim de permitir que esta página se mantenha como um ambiente de convivência saudável e respeitosa entres investidores, estudantes, professores e demais usuários que estejam interessados em informações de natureza educacional e em compartilhar suas opiniões e impressões, algumas atitudes não serão aceitas.
Comentários, links e outros conteúdos inapropriados, obscenos, difamatórios, ofensivos, que violem a privacidade ou honra de qualquer pessoa, propagandas, anúncios, menções a produtos e serviços, diretamente ou por meio de links, que estejam em desacordo com os objetivos desta página ou que de qualquer forma violem lei, regulamento ou normas serão removidos quando identificados.
A depender do caso concreto, a CVM poderá excluir tal usuário de sua página. A CVM não se furta a ouvir críticas ou mesmo reclamações relacionadas à atuação de qualquer servidor ou componente organizacional. Neste caso, utilize a Ouvidoria: ouvidor@cvm.gov.br.
B) Canais de comunicação com a CVM:
Sendo um canal educacional, o blog não faz atendimentos individuais, ainda que os comentários possam orientar a produção de conteúdos e ações educacionais no futuro.
Para formular consultas, reclamações, denúncias, sugestões e comentários sobre assuntos do âmbito regulatório da CVM, utilize o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Sua questão será tratada pela Superintendência de Proteção e Orientação aos Investidores (SOI).

Outras situações:

  • Informática: dúvidas ou dificuldades de acesso a sistemas, por favor acesse “Suporte a Sistemas de Informática da CVM”, em “Fale com a CVM”.
  •  Imprensa: solicitações devem ser encaminhadas à Assessoria de Comunicação Social, no email imprensa@cvm.gov.br (21 3554 8235 / 8350 / 8236 / 8656).
  • Participantes de mercado: o canal adequado para atender às dúvidas e solicitações das companhias e dos profissionais mercado pode ser encontrado em Atendimento aos Regulados, no site da CVM.