Quando este blog foi criado, em agosto de 2014, nosso principal objetivo era construir um canal de comunicação com a comunidade acadêmica, na esteira da criação, no mesmo ano, do Núcleo de Estudos Comportamentais (NEC) – grupo de professores e pesquisadores que presta assessoria científica à CVM nos estudos e projetos.

Atualmente, o Penso, logo invisto? continua divulgando estudos e pesquisas no âmbito das ciências comportamentais, mas tem se preocupado cada vez mais em fornecer dicas práticas, de interesse de todos os cidadãos, de como aplicar os achados das pesquisas sobre o comportamento financeiro no seu dia-a-dia.

Assim, em certo sentido, passou a ser também um blog de educação financeira, já que são temas intimamente ligados, com o conhecimento produzido pelas ciências comportamentais sendo aplicado na melhoria do nível de educação financeira.

Por isso, além de vieses e “nudges” – temas comumente estudados no campo comportamental –, passamos a falar também de outros assuntos, como planejamento financeiro, fraudes, endividamento e ferramentas digitais, mas sempre com foco nos aspectos ligados ao comportamento financeiro.

Desde o início, o ponto de interrogação foi incluído no nome do blog justamente com o intuito de provocar a reflexão sobre a racionalidade das decisões financeiras e de não cair na tentação de oferecer soluções únicas, pois, quando se trata de tomar melhores escolhas, não há fórmulas prontas. Cada investidor precisa decidir o que melhor se aplica ao seu próprio caso.

No entanto, há dicas e orientações que podem auxiliar o cidadão na conquista do seu bem-estar financeiro, principalmente no que se refere a comportamentos que podem prejudicá-lo, como alguns vieses na tomada de decisão, com os quais precisa aprender a lidar.

Por esse motivo, os artigos são elaborados de modo a, primeiro, explicar seu tema, tentando apresentar prós e contras e, a seguir, discutir suas aplicações práticas, especialmente no momento de tomar decisões que tenham impacto financeiro.

Finalmente, aproveitamos o mês de aniversário do blog para fazer uma rápida enquete com os visitantes, sejam eles assinantes ou não. Participe clicando no link a seguir e respondendo a uma única pergunta sobre os assuntos que mais gostaria de ver abordados no “Penso, logo invisto?”:

Link da enquete

Aguardamos sua resposta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *