No dia 5 de setembro, ocorreu a sessão inaugural do Grupo de Estudos de Antropologia das Finanças (GEAF), organizado pelo Centro Educacional CVM-OCDE de Letramento Financeiro para América Latina e Caribe em parceria com o Núcleo de Pesquisas em Cultura e Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NuCEC-UFRJ). O GEAF é uma iniciativa promovida no âmbito do Núcleo de Estudos Comportamentais da CVM (NEC-CVM), cujos objetivos incluem a imersão em diferentes campos das ciências comportamentais.

No evento foram apresentados os chamados estudos sociais das finanças e suas diferenças em relação aos trabalhos produzidos pelos economistas, administradores e psicólogos. Foram também esclarecidas as condições de participação no grupo.

As reuniões do GEAF se caracterizarão por envolverem uma discussão horizontal em que todos os participantes serão estimulados a apresentar seus pontos de vista sobre a compreensão dos fenômenos em termos históricos e comparativos e a aproximação com contextos nacionais. Espera-se que as reflexões do GEAF resultem em indicativos de estudos e pesquisas futuras, além de “insights” para políticas públicas e para o desenvolvimento profissional dos integrantes.

É necessário que o participante possua disponibilidade para os seis encontros de duas horas de duração, que ocorrerão entre outubro de 2017 e março de 2018, sempre uma vez por mês e às 16h. Cada sessão discutirá capítulos de um livro específico escrito no idioma inglês. É solicitado também que os participantes adquiram as obras indicadas e se comprometam com a leitura dos trechos designados.

O livro a ser abordado na primeira reunião do GEAF se intitula “Money Talks: Explaning How Money Really Works”, de Nina Bandelj e Frederick Wherry. Serão abordados os capítulos 1, 13 e 14, que tratam do significado do dinheiro, “blockchain” e moedas alternativas, como o bitcoin. O encontro será no dia 30 de outubro às 16h, em local a definir.

Para saber mais, acesse a apresentação do evento de inauguração.

A inscrição no GEAF pode ser solicitada aqui. O grupo será montado com no máximo trinta membros.

Para aqueles que não puderem participar do grupo, o blog informará os títulos dos livros discutidos.

 

One thought on “Evento de inauguração do Grupo de Estudos de Antropologia das Finanças

  1. É um assunto muito interessante. Gostei do evento e dessa vez vou acompanhar o grupo de longe pois estarei fora nos próximos, mas gostaria de participar sim no futuro! Muito obrigado por trazer esse tema tão importante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *