Previsto para ser lançado em junho deste ano, o livro “The Nudge Unit: Inside the government department that changed our minds and saved us billions” deve apresentar uma visão privilegiada do Behavioural Insights Team (também conhecido como “Nudge Unit”), do ponto de vista de quem o criou e o dirige desde 2010.

Naquela época, a Nudge Unit foi criada como um órgão do gabinete do 1º Ministro e ficou mundialmente reconhecida como a primeira instituição governamental destinada à aplicação das ciências comportamentais. Em 2013, ela foi parcialmente privatizada, tornando-se uma sociedade limitada, com fins lucrativos, cujo principal cliente é o governo britânico. Em 2014, sua propriedade passou a ser dividida igualmente entre seus empregados, o governo e a NESTA (uma instituição de caridade voltada para a inovação social). No entanto, seu propósito permanece o mesmo: aplicar insights das ciências comportamentais para aprimorar as políticas sociais.

Autor de três outros livros, David Halpern é psicólogo e pesquisador, mais conhecido por seu trabalho junto ao governo britânico. Além de dirigir a Nudge Unit, é também diretor nacional da What Works Network, que conta com seis centros independentes para pesquisar e avaliar políticas públicas, tentando garantir que elas atinjam os padrões exigidos e sejam implantadas no prazo.

Embora conhecer a Nudge Unit por dentro seja um assunto interessante por si só, outro bom motivo para ler o livro é que seu trabalho divide opiniões. Por um lado, ela é celebrada por alguns como uma instituição dedicada a aplicar seus esforços em prol do cidadão, com profissionais que utilizam evidências científicas para comprovar a eficácia de suas intervenções e com resultados impressionantes para apresentar. Por outro lado, seus críticos argumentam que a privatização fez com que agora o governo tenha que pagar por um serviço que antes tinha “de graça” e que, ficando fora das imposições do “Freedom of Information Act”, ela estaria livre para influenciar o comportamento das pessoas em qualquer direção, sem ter que prestar contas do que faz.

E essa última é uma das mais interessantes controvérsias que envolvem a instituição: o alcance e o limite da influência do governo sobre o comportamento do cidadão. Até que ponto seria possível para o governo influenciar o comportamento dos cidadãos? Até que ponto ele deveria fazer isso? Por outro lado, será que isso já não é feito há tempos pelos meios de comunicação?

Controvérsias à parte, o livro de Halpern provavelmente se tornará leitura obrigatória para qualquer pessoa que se interesse pelas ciências comportamentais e, principalmente, por sua aplicação em regulação governamental e políticas públicas. A conferir…

2 thoughts on “David Halpern Lançará Livro sobre a Nudge Unit

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *