Bill Maurer é um antropólogo cultural que realiza pesquisas nas áreas de direito, propriedade, dinheiro e finanças, com foco nas infraestruturas tecnológicas e nas relações sociais de troca e pagamento. Além disso, possui experiência específica em formas emergentes, alternativas e experimentais de moeda e finanças, tecnologias de pagamento e suas implicações jurídicas.

Na próxima Conferência de Ciências Comportamentais e Educação do Investidor, irá participar do painel dedicado à Antropologia, programado para o dia 8/12, às 12h, no qual falará sobre Antropologia do Dinheiro, sua especialidade.

O Dr. Maurer tem publicado trabalhos sobre temas que vão desde serviços financeiros offshore a transferências de dinheiro via telefone móvel, incluindo também finanças islâmicas, moedas alternativas e o futuro do dinheiro. Atualmente, é Diretor do Institute for Money, Technology and Financial Inclusion. E, em 2015, foi nomeado para o Board on Behavioral, Cognitive and Sensory Sciences da National Academy of Sciences.

É autor de livros como: Recharting the Caribbean: Land, Law and Citizenship in the British Virgin Islands (1997); Mutual Life, Limited: Islamic Banking, Alternative Currencies, Lateral Reason (2005); Pious Property: Islamic Mortgages in the United States (2006); e How Would You Like to Pay? How Technology is Changing the Future of Money (2015).

Em recente entrevista a uma antropóloga da UFRGS¹, o pesquisador cita como algumas de suas principais influências as antropólogas e geógrafas feministas Gibson-Graham, Collier e Rosaldo, além de Guyer, Hart e Zelizer, da Sociologia.

Quanto ao seu posicionamento em relação a tais autores, afirmou que, mais do que adotar uma posição específica em relação ao dinheiro ou saber o quanto ele é social ou desconectado, sua preocupação é explorar de modo empírico a forma como o dinheiro é utilizado(p.399):

“Vejo o dinheiro como um verbo e não apenas como uma coisa” .

Para assistir à Conferência, incluindo o painel com Bill Maurer, é preciso inscrever-se através do site http://www.iecbrazil.com.br/

Aguardamos sua presença!

Referências
¹ Silva, Patrícia K. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 22, n.45, p.395-408, jan-jun/2016.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *